quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

IV CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE YOGA


PARCERIAS: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC
INSTITUTO DE CIÊNCIA, CULTURA E FILOSOFIA HINDU
RECONHECIMENTO: INTERNATIONAL YOGA FEDERATION
CECRAN MANDALA YOGA
Rua Marcondes Pereira, nº 1404 – Dionísio Torres.
CEP: 60.130-061 – Fortaleza – CE
(85) 3227.3699 / 3087. 9216 e 9117.9224
e-mail: dianayogath@terra.com.br

JUSTIFICATIVA


As práticas de cuidado à saúde estão cada vez mais buscando integrar todas as possibilidades de cuidado que possam contribuir na manutenção da qualidade de vida com uso cada vez menor das práticas não invasivas. O que antes estava restrito a pessoas bem intencionadas no plano dos cuidados integrativos complementares, hoje se constitui em políticas integrativas complementares. Este é o momento especial para a história do Yoga no Brasil. Estamos conscientes que somos seres universais e herdeiros das verdades sagradas da humanidade, da sabedoria dos seres iluminados, de seus legados e de suas obras. O momento é relevante e no cuidado à saúde cabe ao mesmo tempo ciência e magia, o transcendente e o pragmático fazendo uma retomada de práticas cuidativas ampliando as possibilidades de um conceito de saúde que reúne erudição acadêmica, filosófica, espiritualidade numa concepção de corpo biológico que é também político, lúdico e de constante movimento. Por todas as regiões do País surgem movimentos de grupos, os mais diversos, em busca de uma espiritualidade condizente com seus anseios. Assim, nasceu a idéia do primeiro CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE YOGA DO CARIRI, no ano de 2004. O Centro de Cultura e Educação Integral – CECRAN encampou a idéia e hoje já funciona nas dependências do CECRAN MANDALA, o terceiro Curso de Formação, abrindo possibilidades aos que aspiram crescer espiritualmente, bem como, aos que pretendem assumir seu verdadeiro papel na evolução planetária. Já vai longe o tempo das improvisações e de autodidatas. Em nossos dias, já se faz necessária uma formação mais aprimorada e mais profunda para os profissionais ou para as pessoas que tenham interesse em praticar experiências que visem integrar o ser-humano em todas as suas dimensões: física, energética, mental, emocional e espiritual. A palavra Yoga origina-se do Sânscrito Yuj que significa união. É um conhecimento milenar que abre caminho para a realização plena do ser humano. São muitos os benefícios do Yoga já cientificamente comprovados que envolvem o desenvolvimento da força, equilíbrio, agilidade, flexibilidade, saúde e bem-estar, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida em todos os sentidos. Tal enunciado justifica esse projeto de FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE YOGA, contemplado na idéia de educação permanente, de possibilidade de acesso a todos os que se interessem pela construção de uma prática de cuidado à saúde que esteja articulando a integralidade do ser humano nas suas relações com a vida e a natureza.
Em vista do acima exposto, estamos abrindo vagas para o IV CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE YOGA.

OBJETIVO GERAL

Formar instrutores de yoga com base sólida para facilitação do processo de emancipação humana pela via da integração de todas as suas dimensões, do cuidado humano através da teoria e da prática do yoga, bem como, para reciclar professores e atender os anseios de pessoas que desejem conhecer ou enriquecer seus conhecimentos a cerca dessa ciência milenar

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver experiências de ensino e pesquisa sobre os fundamentos teórico-práticos numa visão multidisciplinar;
Conhecer a anatomia e a fisiologia humana e suas aplicações na yogaterapia;.
Conhecer os fundamentos básicos da ciência do Ayurveda e sua aplicação integrada às práticas do yoga;
Conhecer as diversas linhas do yoga (hatha yoga, tantra yoga, raja yoga, power yoga, asthanga yoga, iyengar yoga);
Vivenciar diversas técnicas do hatha yoga (pranayamas, bandhas, kriyas, relaxamentos, meditação);
Conhecer as etapas do Raja yoga (yamas, niyamas, asanas, pranayamas, pratiahara, dharana, dyanna, samadhi);
Relacionar a psicologia do yoga com a psicologia do ocidente;
A Ciência do Yoga tem tido diversas aplicações terapêuticas e educativas, na formação de uma consciência integral do ser humano. A aplicação de suas técnicas com o intuito de melhorar a saúde e seus surpreendentes resultados tem extrapolado a lógica da medicina do Ocidente. Há milhares de anos que os iogues detectaram a inter-relação entre o corpo e a mente e desenvolveram práticas que estimulam as glândulas endócrinas assim como podem proporcionar um maior controle e melhor absorção do prana, a energia vital. A saúde do indivíduo depende do equilíbrio energético entre os chakras, glândulas endócrinas e sistema nervoso. A consciência da respiração e o seu controle é a base para a prática do Yoga. Este controle da bioenergia é denominado pranayama. As práticas de ásanas (posturas) do Yoga, corretamente executadas, levam a uma quietude da mente e a um corpo físico mais saudável abrindo espaço para uma conexão do ser com sua verdadeira essência. Espera-se que os Instrutores de Yoga possam contribuir na preparação do equilíbrio corpo-mente dos seus alunos, e que esses benefícios se irradiem para um número de indivíduos cada vez maior.

METODOLOGIA

A metodologia do Curso será fundamentada nos pressupostos filosóficos de caráter multireferencial, privilegiando as dimensões humanistas e problematizadoras, sendo relevante a vivência dos participantes em situações que revitalizam o ser humano brincante através de experiência lúdicas, sem que essa escolha interfira no rigor científico da proposta pedagógica do curso. O Curso será ministrado no período de março de 2009 à novembro de 2010, com carga horária de 595 horas, realizado em 03(três) etapas:
1ª Etapa – Contempla a execução de conteúdos formativos distribuidos em módulos de 180 horas.
2ª Etapa – Reúne módulos de 180 horas.
3ª Etapa – Com módulos de 195 horas.
A essas etapas serão acrescidas 40 horas de estágio supervisionado.
Na execução do curso será considerado que pode haver ingresso de participantes que queiram vivenciar alguma das etapas. Na metodologia cada etapa terá uma terminalidadade específica, permitindo tal ingresso sem que haja solução de continuidade da proposta pedagógica do curso. As aulas (teórico-práticas) serão ministradas quinzenalmente, no final de semana (sexta-feira, das 18:30h às 21:30h e no sábado, das 8:30h às 20:30h), com intervalo para almoço. Serão utilizados auxílios áudios-visuais, tais como, data-show, DVD, retroprojetor, quadro branco e som nas aulas teóricas-expositivas e nas práticas, assim como nas vivências realizadas em algumas das disciplinas do curso.
OBS: Cada módulo poderá ser feito individualmente, pelo qual o aluno(a) receberá o certificado de participação. O certificado de Instrutor de Yoga requer carga horária completa, 40 horas de estágio e conclusão do trabalho escrito.
Cada módulo será iniciado com uma palestra aberta ao público, sempre na primeira sexta –feira do módulo.

COORDENAÇÃO DO CURSO:

CECRAN MANDALA / GERAL – Diana Sobreira de Queiroz Suassuna.
AUXILIAR – Raimundo Hélder de Lima.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – Professora Fátima Maciel.
INST. CIÊNCIA E FILOSOFIA HINDU – Cláudio Azevedo.

MÓDULO I: BASES FILOSÓFICAS E CIENTÍFICAS DO YOGA – 30h

Prof. Cláudio Roberto Freire Azevedo – (especialista)
Estudo dos paralelos entre a filosofia do Yoga, as tradições sapienciais, religiosas e filosóficas e as teorias científicas contemporâneas.

MÓDULO II: RAJA YOGA – 30h

Profª. Vera Celi Meireles Arruda
Profª. Tarcila Maria Tavares Costa
O Yoga Sutra de Patanjali. Quem foi Patanjali. O que é o Sutra. Como estão divididos os Sutras. O que é o Yoga na definição de Patanjali. A filosofia dos Kleshas. O caminho óctuplo ou Ashtanga Yoga.
Prática de Yoga Integral.

MÓDULO III: HATHA YOGA – 30h

Prof. Michelson Sávio Herbesten Moura (especialista)
O Yoga e as escolas filosóficas Hindus. As principais escolas do Hatha Yoga. Principais conceitos teóricos relacionados à prática do Hatha Yoga. Introdução aos conhecimentos de anatomia, fisiologia e cinesiologia aplicados ao Hatha Yoga.

MÓDULO IV: RESPIRAÇÃO CONSCIENTE E PRANAYAMAS – 30h

Profª. Diana Sobreira de Queiroz Suassuna (especialista)
Prof. Michelson Sávio Herbesten Moura (especialista)
Aspectos psicológicos da respiração. Conceitos bioenergéticos do Yoga Hindu e Taoísta. Práticas de controle da bioenergia. Pranayamas básicos, respiração com Mantras. Mudras e Bandhas na prática da respiração do Yoga. Respiração consciente como caminho para a meditação.

MÓDULO V: ABORDAGENS DA PSICOLOGIA OCIDENTAL E DO YOGA – 30h

Profª. Ana Cláudia Magalhães Dutra (especialista)
Profª. Subhashni Arora (especialista)
Principais conceitos da psicologia Ocidental e do Yoga a partir de seus diversos ramos: Hatha Yoga, Raja Yoga, Inana Yoga, Bhakti Yoga e Karma Yoga.
Estudos dos fundamentos das principais teorias psicológicas do Ocidente: Psicanálise, psicologia analítica, humanistas e transpessoal. Interface entre as modernas abordagens psicológicas ocidentais e a antiga filosofia do Yoga. Práticas de técnicas do Yoga visando a ampliações dos estados de consciência, o desenvolvimento da consciência testemunhal e a auto-realização.

MÓDULO VI: MITOLOGIA – 30h

Profª. Ana Cláudia Magalhães Dutra (especialista)
Profª. Subhashni Arora (especialista)
O que são os mitos e qual sua função na psique humana. Paralelos entre as mitologias ocidental e oriental. Estudo das principais divindades da mitologia hindu associada à yoga, a partir de suas características e histórias. Análise do simbolismo das divindades hindus, através dos seus aspectos arquetípicos, sob três pontos de vista: material, psíquico e espiritual .Vivências de yoga associadas ao simbolismo e representação das divindades.

MÓDULO VII: TANTRA YOGA – 30h

Profª. Diana Sobreira de Queiroz Suassuna (especialista)
Prof. Raimundo Hélder de Lima (especialista)
Estudar o tantra na tradição do Yoga. Entender a anatomia sutil do ser humano, seus canais energéticos, chakras, centros de energia, aprender a harmonizá-los e compreender o Tantra como um caminho para a auto-realização.

MÓDULO VIII: DIDÁTICA DO ENSINO DO YOGA E METODOLOGIA DA PESQUISA – 30h

Profª. Diana Ribeiro Gonçalves de Medeiros Gomes (especialista)
Profª. João Tadeu de Andrande (especialista)
Profª. Tarcila Maria Tavares Costa
Estudo das técnicas utilizadas nas práticas do yoga, estruturas de aula e ética na sala de aula.
Estudo das técnicas utilizadas para a realização de trabalhos escritos e artigos científicos.
Prática de Yoga Integral.

MÓDULO IX: YOGA E EDUCAÇÃO INTEGRAL DO SER – 30h

Ana Cláudia Magalhães Dutra (especialista)
Profª. Tania de Araújo Barbosa (especialista)
Estudo da educação através do método do livre progresso desenvolvido pela mãe (Mira Alfassa), o qual visa a educação de todos os planos do ser.

MÓDULO X: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DO AYURVEDA – 30h

Profª. Sandra Pinto de Castro (especialista)
Profª. Suyanne Câmara Moreira Cavalcanti (especialista)
Estudar os fundamentos do Ayurveda como a ciência da vida, que proporciona práticas para a saúde e a auto cura. Estudos dos doshas: Vata, Pitta, Kapha e suas relações com a alimentaçãos, práticas de asanas, trabalhos respiratórios, higiene, lazer, cura e ritmos da natureza.

MÓDULO XI: ASPECTOS FISIOLÓGICOS E ENDÓCRINOS DO YOGA – 30h

Prof. Franciso José Batista da Silva (mestre)
Profª. Diana Sobreira de Queiroz Suassuna (especialista)
Estudo do organismo humano numa visão holística e dos reflexos das práticas do Yoga sobre ele, como fonte geradora de equilíbrio e integração do ser humano.

MÓDULO XII: ANATOMIA E CINESIOLOGIA APLICADA AO YOGA – 30h

Prof. Alessandro Augusto de Barros Façanha (especialista)
Profª. Diana Sobreira de Queiroz Suassuna (especialista)
Estudo do corpo humano (ossos, articulações, músculos, tendões), seus movimentos, sua relação e influência na postura e trabalhos respiratórios do Yoga na busca da saúde.

MÓDULO XIII: YOGA INTEGRATIVA – 45h

Profª. Diana Sobreira de Queiroz Suassuna (especialista)
Profª. Suyanne Câmara Moreira Cavalcanti (especialista)
Prof(ª). Convidado(a): Karina
Estudar os fundamentos do Yoga Integrativo – Os cinco koshas: Anamaya Kosha (físico), Pranamaya Kosha (energia), Manomaya Kosha (emocional), Vijnanamaya Kosha (observador) e Anandamaya Kosha (bem-aventurança).
Estudo da ligação dos Kosha com a prática dos ásanas, Aulas práticas considerando esse enfoque. Yoga Nidra.
Estudo das estruturas de práticas, Yoga restaurativo, prática com acessórios, Yoga para crianças.

MÓDULO XIV: YOGA CONTEMPORÂNEA – 30h

Profª. Solange Maria Vale Campos (especialista)
Profª. Mariana Kayat (especialista)
Profª. Daniela Gonçalves (especialista)
Conhecer os fundamentos teóricos e práticos:
Power Yoga
Ashtanga Vinyasa Yoga
Iyengar Yoga

MÓDULO XV e XVI: YOGATERAPIA GERAL PARA VITALIZAÇÃO HORMONAL I E II – 60h

Profª. Diana Sobreira de Queiroz Suassuna (especialista)
Profª. Suyanne Câmara Moreira Cavalcanti (especialista)
Prof(ª). Convidado(a): Catarina Labourê Lneck e Andréia Maria Sales Frazão
Estudo dos fundamentos da Yogaterapia Geral e para Vitalização Hormonal, suas técnicas e práticas, entendendo sua importância para o deselvolvimento do ser humano saudável em todos os níveis.
Conhecer práticas que podem ser adequadas às pessoas com: asma, ansiedade, hipertensão, doenças do coração, disfunção têmpora mandibular, problemas de coluna, problemas de visão, TPM, menopausa, andropausa, insônia, síndrome do pânico, trabalho para gestantes, práticas para longevidade do cérebro, fibromialgia, doenças das articulações.

MÓDULO XVII: BAGHAVAD GITA – 30h

Profª. Vera Celi Meireles Arruda
Profª. Tarcila Maria Tavares Costa
Estudo do Baghavad Gita. O que é o Baghavad Gita e o Mahabharata. Baghavad Gita e a guerra. O Karma e o Dharma na visão do Baghavad Gita. Os Gunas e sua relação com o sistema de Castas da Índia.

MÓDULO XVIII: TÉCNICAS DE RELAXAMENTO E MEDITAÇÃO – 30h

Profª. Ana Cláudia Magalhães Dutra (especialista)
Prof. Nello Baia Júnior (especialista)
Estudos dos principais conceitos do Oriente e do Ocidente sobre o relaxamento e a meditação. Técnicas de relaxamento e meditação utilizadas na prática do Yoga. Técnicas de Schultz e de Jacobson. Yoga Nidra. Princípios da Neurologia relacionados às práticas meditativas.

Ana Cláudia Magalhães Dutra

Psicóloga pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (1990), com prática clínica na psicologia de Jung. Participou de grupos de estudo na abordagem de Jung, também de palestrantes e treinamentos em Gestalterapia, Psicologia Transpessoal e Psicologia Sagrada. Terminou o Curso de Extensão para Formação de Instrutores de Yoga, promovido pela UFC/ACEPY (Associação Cearense de Estudos e Pesquisas de Yoga), em 1994, o curso “Integrative Yoga Therapy” com Joseph Le Page, em 2000, e o Curso de Pós-graduação em Yoga promovido pela UNIFOR, em 2004. Trabalha desde 1995 no SESC-CE com grupos de Yoga para jovens, adultos e terceira idade, e no CECRAN desde 1993 atendendo individualmente e em grupo, realizando psicoterapia de base Junguiana e Yogaterapia. É Instrutora no Curso Livre de Formação para Instrutores de Yoga do CECRAN e, ao longo dos anos, tem participado como palestrante e facilitadora de vivências em Yoga e meditação em congressos, universidades e empresas, juntamente com seu esposo Nello Baia Júnior.

Alessandro Augusto de Barros Façanha

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (2003). Atualmente é professor - Faculdades Nordeste. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, LER/DORT, fisioterapia, dor, amplitude de movimento, fisioterapia traumato-ortopédica e epidemiologia.

Cláudio Roberto Freire Azevedo

Médico com especialização em cirurgia geral e laparoscópica, psicoterapeuta, teósofo, tanatólogo, escritor (autor de Órion: filosofia, religião e ciência – volumes 1, 2 e 3), mestre e, Reiki e terapeuta clínico do C.I.T. (Colégio Internacional dos Terapeutas) , em formação em Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP). Professor convidado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará – UFC na disciplina “Medicina e Espiritualidade”, professor convidado no Curso de Psicologia da Univeridade de Fortaleza – UNIFOR na disciplina de Psicologia e Religião, professor no curso de Pós-graduação em Yoga da UNIFOR, professor no curso de Pós-graduação em Educação Holística e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, professor no Curso de Extensão “A Arte de Cuidar do Ser” da UFC – CETREDE/UNIPAZ, no Curso de Extensão em Yoga da UFC/ACEPY, no curso de Formação de Instrutores de Yoga da professora Laura Packer – SC, e no curso Livre de Formação de Instrutores de Yoga do CECRAN MANDALA. É facilitador do curso em Busca do Eu: Uma Visão Transpessoal da Psicologia no Yoga Sutra de Patañjali, do método “Cura das Atitudes” (baseado na obra “Um curso em Milagres” e do método “Teia da Vida” de trabalho em comunidades. Atualmente é diretor Científico e Cultural da Associação Cearense de Estudos e Pesquisas de Yoga (ACEPY) e da Confederação Nacional de Yoga do Brasil (CONYB).

Diana Ribeiro Gonçalves de Medeiros Gomes

Mestra em Educação Física – Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Diana Sobreira de Queiroz Suassuna

Engenheira Civil, cursando fisioterapia pela FANOR. Fez o curso de extensão em Yoga da ACEPY/UFC e é Pós-graduada em Yoga pela FMU/SP, e Administração em Recursos Humanos – UFC/FIEC. Possui formação livre em Yoga – FMU/SP, Psicologia Transpessoal – CDH/CE, Formação Holística de Base – UNIPAZ/CE, Massagem Ayurvedica – Gora/SP, Introdução à Medicina Ayurvedica – Instituto Visão Futuro/SP, Bio-psicologia – Instituto Visão Futuro/SP, Yoga Integrativa – Centro de Yoga Montanha Encantada/SC, Yogaterapia Integrativa – Centro de Yoga Montanha Encantada/SC, Pranayama – FMU/SP, – Centro de Yoga Montanha Encantada/SC, com Pedro Kupfer e Marcos Rojo, Chakraterapia – Centro de Yoga Montanha Encantada/SC, e Yoga Terapia Hormonal para Menopausa com Dinah Rodrigues. É diretora do Centro de Yoga MANDALA, membro da Coordenação do Curso Livre de Formação de Instrutores de Yoga no CECRAN desde 2005, Professora e Orientadora no Centro de Yoga Montanha Encantada/SC, Instrutora de Yoga há 04 anos do “Programa de Reabilitação Pulmonar do Hospital de Messejana” Instrutora do Hatha Yoga, Tantra Yoga, Yoga Nidra, Yogaterapia para a Coluna Vertebral e Yogaterapia para Vitalização Hormonal, professora e pesquisadora há 08 anos em parceria com o ginecologista Dr. Francisco José Batista da Silva, Pós-graduação em neuro-psicologia (em andamento) na Faculdade Christus/CE. Diretora do CECRAN MANDALA, formação em Yoga Nidra – Escola Tântrica com Prof. José Antônio Filla (em andamento). Mestra em Reiki.

Francisco José Batista da Silva

Médico Ginecologista, com especialização em Citopatologia e Geriatria, mestre em Patologia, Chefe do setor de Citopatologia do Maternidade Escola Assis Chateaubriand, Colposcopista e Citopatologista do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará, Chefe do Setor de Citopatologia da BEMFAM (Bem Estar Familiar). Professor no Curso de Especialização em Yoga (UNIFOR) e no Curso Livre de Formação de Instrutores de Yoga do CECRAN MANDALA.

João Tadeu de Andrande

Mestre em Sociologia e Doutor em Antropatologia, Professor da Universidade Estadual do Ceará – UECE, vinculado ao Mestrado de Políticas Públicas e Sociedade, Praticante de Hatha Yoga desde 1989, tendo vários cursos e workshops e ministrado aulas de Yoga na UECE, no Instituto Gaia e no Espaço Clara Luz. Instrutor do Instituto Indiano de Yoga Vivekananda desde 2004 e docente no Curso Livre de Formação de Instrutores de Yoga do CECRAN MANDALA.

Mariana Kayat

Nasceu em Fortaleza, estudante de Educação Física na UNIFOR, pratica Yoga desde 2001 e é professora desde 2002. Todos os cursos da instrutora estão ligados a trabalhos de consciência corporal, alinhamento postural e qualidade de vida. Tem duas formações concluídas em Yoga, a primeira em Ashtanga Yoga realizada em Porto Alegre com os professores Mauricio Wolff e Carin Heuser e a segunda em Hatha Yoga, realizada em Fortaleza com a professora Laura Packer. Em agosto de 2006 viajou para a Índia com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos e aprender mais sobre o que é Yoga e como aplicar essa prática milenar nas nossas vidas. Atualmente ministra em Fortaleza aulas particulares e em turmas no Espaço Clara Luz e no Espaço Korper, onde desenvolve o trabalho do autoconhecimento, da disciplina e das posturas psico físicas em busca de uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Michelson Sávio Herbster Moura

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Iniciou sua carreira na área de Telecomunicações. Começou a praticar Yoga em 1998 no Instituto Indiano de Yoga Vivekananda. Após 03 anos, foi convidado a ensinar Hata Yoga no mesmo Instituto. Sua formação inclui: Curso de Extensão em Yoga na Universidade Federal do Ceará – UFC, e o curso de Yoga Integrativa pelo Centro de Yoga Montanha Encantada/SC, além de outros mini-cursos. É Instrutor no Instituto Gaia e empresas locais e Instrutor no Curso Livre de Formação de Instrutores de Yoga do CECRAN MANDALA. Atualmente é graduando no Curso de Fisioterapia da Faculdade Integrada do Ceará – FIC, em Fortaleza.

Nello Baia Júnior

Natural de São Paulo/SP, ex-monge budista, foi o primeiro brasileiro a ser ordenado monge pela Escola Terra Pura da China. Primeiramente treinou meditação com o Mestre chinês Tié-Mong do Templo Tzong-Kwan em São Paulo/SP, depois como noviço no templo Amithaba do Brasil foi ordenado Monge pelo Mestre chinês Sou-Thí. Viajou com este último mestre para Buenos Aires onde passou por um treinamento em meditação. Com estes dois Mestres aprendeu sobre a arte de meditar já que ambos pertencem a uma linhagem secular de Monges Chineses que dedicam-se ao Cha’n (zem chinês). Veio para o Nordeste do Brasil iniciando seu trabalho de ensino da meditação aonde tem realizado vários cursos, retiros, workshops, vivências em várias empresas e universidades. Em Fortaleza já ensinou meditação no SESC e com sua esposa Ana Cláudia Dutra, com a qual divide o seu trabalho, faz parte do corpo docente de professores do Curso Livre de Formação de Instrutores de Yoga do CECRAN, na disciplina Meditação e Relaxamento, e com ela já realizou vivências em empresas como os Coreios, Lojas Esplanada, CEF, etc., também juntos realizam vivências de Yoga e Meditação para casais e recentemente fizeram uma vivência para crianças de 07 à 08 anos da Escola de Primeior Grau do SESC.

Raimundo Hélder de Lima

Graduado em Engenharia Elétrica, Instrutor de Yoga no Instituto Clara Luz, Instrutor de Yoga no Instituto no CECRAN e Instrutor no Curso Livre de Formação de Instrutores de Yoga do CECRAN MANDALA. Com Formação Livre de Yoga (Maria Laura Packer), Curso de Extensão em Yoga ACEPY/UFC, Introdução à Medicina Ayurvédica e Bio-Psicologia – Instituto Visão Futuro/SP.
Sandra Pinto de Castro – Pedagoga, Coordenadora Geral do Instituto Visão Futuro/CE, Instrutora no Curso Livre de Formação de Instrutores de Yoga do CECRAN MANDALA.
Solange Maria Vale Campos – Fisioterapia (em andamento), Pós-Graduação em Hatha Yoga, e formação em Power Yoga.

Subhashni Arora

Graduada em Ciências Econômicas pela UFC/CE (1994) e em Psicologia pela UNIFOR (2003), com Especialização em Família: Uma Abordagem Sistêmica pela UNIFOR (em andamento). Possui formação Holística de Base – UNIPAZ/CE (1999), Formação em Tanatologia (2002), Especialização em Yoga pela Faculdade de Educação Física da UniFMU/SP(2004), Formação em Yogaterapia pelo Centro de Yoga Montanha Encantada/SC (2005), É Instrutora de Yoga no Instituto Indiano de Yoga Vivekananda desde 1996, e Instrutora no Curso Livre de Formação de Instrutores de Yoga do CECRAN MANDALA (Cariri e Fortaleza), e no curso de Formação de Professores de Yoga do Núcleo de Yoga da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2005), Psicóloga Clínica com orientação Sistêmica da ONG Raízes – EFAC, desde 2004 e professora da Faculdade Ateneu no Curso de Pós-Graduação em Terapias Complementares, desde 2006.

Suyanne Câmara Moreira Cavalcanti

Advogada por formação, iniciou a prática do Yoga em 1982, tem o Curso de Yoga de Extensão Universitária UFC-ACEPY/CE, Curso de Tanatologia – UFBA, Introdução à Medicina Ayurveda, Reiki I, Formação de Pós-graduação em Yoga pela Faculdade de Educação Física da UniFMU/SP, Formação em Yoga Integrativo pelo Centro de Yoga Montanha Encantada/SC, participa do grupo de autoconhecimento Pathwork, é Instrutora no Curso Livre de Formação de Instrutores de Yoga do CECRAN MANDALA.

Tânia de Araújo Barbosa

Graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense/RJ, com Especialização em Medicina do Trabalho. É Instrutora de Yoga desde 1995, Pós-graduada em Yoga pela Universidade de Fortaleza –UNIFOR em 2003. É instrutora no Curso Livre de Formação de Instrutores de Yoga do CECRAN MANDALA.

Tarcilia Maria Tavares Costa

Terapeuta Ocupacional pela UNIFOR. Participou do Curso de Extensão em Yoga pela UFC/ACEPY, especialista em Yoga pela UNIFOR. Participou do Curso Teórico Prático em Yoga Integral de Sri Aurobindo e A Mãe pela ANY (Associação Nacional de Yoga Integral). Instrutora do Curso Livre para formação de Instrutores de Yoga no CECRAN MANDALA (Cariri e Fortaleza). Colaboradora do livro Yoga: Formando Instrutores, organizado por Azevedo, C. R e Sá I. (ed. Orion, 2007). Terapeuta Reikiana e Instrutora de Yoga desde 2002, ministrando aulas no Lar Fabiano de Cristo (instrutora voluntária de Yoga para a Terceira Idade), Academia Personal Studio Wellness, Espaço Karis, Espaço Harmônico, CECRAN MANDALA, BNB Clube e instrutora de Yoga individual.

Vera Celi Meireles Arruda

Bacharel em Letras, Instrutora de Yoga no Instituto Neusa Veríssimo, presidente da Associação Cearense de Estudos e Pesquisas de Yoga – ACEPY, Instrutora no Curso Livre de Formação de Instrutores de Yoga do CECRAN MANDALA.

Professores Convidados

Andréia Maria Sales Frazão – Fisioterapeuta e professora de Yoga.
Catarina Labourê Lueck – Cirurgiã –Dentista, Especialista em Dor Orofacial e DTM, Posgraduação em Dor Orofacial na UCLA (Universidade da Califórnia L.A.), New York University, Coordenadora do Centro Interdicisplinar de Saúde Orofacial  Prof.  Annika Isberg  da Academia Cearense de Odontologia, Focalizadora da IV Turma de FHB da Unipaz _Ce, Praticante de Yoga há 27 anos. Praticante de Yogaterapia Hormonal  com professora Diana Suassuna há 7 anos. Monitora de Yogaterapia Hormonal da Professora Diana Suassuna há 2 anos. Fez cursos de Yoga com  Batsheva Werner do Kripalu Institute nos Estados Unidos, Pedro Kuppfer, Laura Packer.

Carina Pinheiro
- Natural de Fortaleza, graduada em Educação Física pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Teve seu primeiro contato com Yoga ainda criança através de vários cursos realizados pela casa Sri Aurobindo. Participou do curso de Formação de Instrutores em Yoga Integrativa na Montanha Encantada - Santa Catarina no ano de 2004. Em janeiro de 2006 participou do primeiro módulo de Formação de Instrutores de Yoga com a professora Maria Laura Packer em Fortaleza. Em novembro de 2006, retornou a Montanha Encantada, onde participou do Curso de Yoga para Criança com as professoras Lilian Le Page, Karin Veras e Eneida Lima. Em julho de 2008 participou do Curso Yoga com Histórias, ministrado por João Soares em São Paulo. Ministra aulas de Yoga para criança desde 2006.

Critérios de Seleção

  • Formação mínima de Ensino Médio completo

  • Ter pelo menos 06(seis) meses de prática do Yoga ou praticar durante todo o período do curso.

  • Elaborar uma carta de intenção, apresentando os motivos de estar buscando o curso.

Nº DE VAGAS:


27 (vinte e sete)

Investimento

À vista: R$ 4.500,00
ou 03(três) parcelas de R$ 1.800,00
ou 06(seis) parcelas de R$ 900,00
ou 18(dezoito) parcelas de R$ 300,00

Local do Curso

CECRAN MANDALA
Rua Marcondes Pereira, nº 1404 – Dionísio Torres
CEP: 60.130-061 – Fortaleza – CE

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Inscrições

CECRAN MANDALA

(85) 3227.3699 / 3087. 9216 e 9117.9224

e-mail: dianayogath@terra.com.br